Guia de elaboração do Relatório de Gestão Integrado Guia de elaboração do Relatório de Gestão Integrado

Relato integrado

O relato integrado é uma forma de elaborar relatórios com informações concisas, relevantes e estratégicas, que facilitem a gestão integrada, a comunicação interna e a prestação de contas. O relatório integrado, por sua vez, é o documento resultante desse processo.

Na definição da Estrutura Internacional para Relato Integrado (EIRI, 2013):

Relatório integrado é um documento conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas de uma organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor em curto, médio e longo prazos.

Como produto desse processo, o relatório integrado deve demonstrar a conexão das informações apresentadas para explicar como a organização alcançou seus resultados e não apenas compilar essas informações.

Para isso, a organização deve adotar o pensamento integrado, ou seja, deve considerar o relacionamento existente entre suas diversas unidades, bem como entre a instituição e os atores externos; todos recursos, financeiros e não-financeiros, alocados para alcançar seus objetivos, e as informações sobre estratégia, governança, desempenho e perspectivas da organização.

O pensamento integrado afasta a organização do modelo de negócios fragmentado e baseado em silos, em que cada unidade é responsável por partes do relatório e não entende a informação gerada por outra, nem se comunica com ela.

Essa abordagem ultrapassa os limites do relatório e alcança os processos de gestão, proporcionando à alta gestão uma visão clara do todo e dos fatores que possam afetar de forma relevante o alcance dos seus resultados.

Além de aumentar a eficiência das tomadas de decisão e do próprio processo de relatar, relatórios integrados são produzidos com princípios, conceitos e elementos de conteúdo que os tornam mais transparentes e de fácil compreensão para as partes interessadas.

Aplicação da Estrutura Internacional para Relato Integrado ao Setor Público

Embora desenvolvida para organizações privadas, o EIRI é flexível e pode ser ajustado para aplicação no setor público. O principal objetivo de aplicar a EIRI para organizações do setor público é comunicar como órgãos e entidades alcançam seus objetivos e geram resultados ao longo do tempo, isto é, como criam e entregam valor público.

A expressão “gerar valor” empregada na EIRI refere-se a fatores econômicos, como lucro e produtividade, e a aspectos intangíveis, como imagem, prestígio etc. A criação de valor das empresas do setor privado é retratada pelo valor das ações no mercado de capitais ou pelo preço de venda da companhia de capital fechado. No setor público, a expressão “gerar valor” pode ser entendida como o alcance de resultados que atendam às necessidades de interesse público.

Glossário

Valor público

O Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança na administração pública federal, define valor público como:

(…) produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos.